O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) recebeu, no dia 12 de abril, a visita de uma equipe da Infraero para conhecer o funcionamento do PJe-Calc, sistema desenvolvido pelo tribunal para a realização de cálculos trabalhistas. O procurador-geral da Infraero, Fábio Luiz Rodrigues, acompanhado de advogados da instituição, foi recebido pelo presidente do TRT8, desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha. Na ocasião, tratou-se sobre a possibilidade da assinatura de um termo de cooperação entre as duas instituições permitindo que a Infraero utilize o sistema como ferramenta de padronização de cálculos em seus escritórios.
De acordo com o procurador-geral da Infraero, Fábio Rodrigues, o objetivo principal é tentar reduzir a judicialidade. “A Infraero entende que, por ser um órgão público, não pode ficar na zona de conforto e acumular demandas junto ao Poder Judiciário que podem ser resolvidas de forma mais célere. E, à medida que a gente passa a atuar com o sistema que é utilizado pelo julgador, conseguimos verificar com muita tranquilidade que o eventual passivo é aquele mesmo, que não adianta ficar insistindo em uma demanda que não será frutífera”, destacou.
Com cerca de 15 mil processos trabalhistas tramitando no Brasil, a Infraero possui hoje 14 calculistas distribuídos pelas regiões em que atuam. Conforme ressalta Carlos Pedro da Silva, gerente de Controle de Processos Judiciais da Infraero, atualmente os cálculos são realizados em planilhas Excel, sem uma padronização, e a entrada do PJe-Calc padronizará os cálculos e tornará mais fácil a visualização, inclusive de uma possível auditoria que vier a ocorrer.
“A gente está aqui assistindo à apresentação do sistema. Vamos avaliar a possibilidade de ele ser instalado dentro da Infraero, e a expectativa é que a gente passe a utilizar inclusive no Brasil todo. Temos calculistas espalhados pelas regiões onde a Infraero tem aeroportos e a expectativa é ter um sistema onde se possa diminuir o tempo das liquidações, inclusive”, declarou.
Apresentação – A Infraero foi o primeiro órgão a procurar o TRT da 8ª Região para utilizar o sistema, desenvolvido pelos técnicos do tribunal e que está sendo implantado em toda a Justiça do Trabalho, por meio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A apresentação do sistema PJe-Calc à equipe da Infraero foi realizada pelo gerente do Projeto, Estillac Borges Filho, e pelo analista de negócios Alacid Guerreiro.
De acordo com o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8, Marco Aurélio Rêgo, hoje os técnicos da Infraero conheceram a parte técnica da ferramenta e a parte funcional, para verificar se está adequada à sua necessidade. “O presidente Sérgio Rocha já ventilou que o TRT8 está inclusive disponível para capacitá-los com treinamento e permitiu um processo de implantação paulatino nos escritórios da empresa”, afirmou.
“A ideia é que todo o corpo de calculistas e advogados da Infraero possam se familiarizar com o sistema, de forma que as eventuais demandas que cheguem a execução possam ser resolvidas com facilidade, celeridade e segurança. É uma segurança para quem recebe a verba e uma segurança para o poder público que está dispendendo este valor. Afinal de contas, esse dinheiro é de todo mundo”, ressaltou o procurador-geral da Infraero.
Fonte: TRT8