Joaquim Barbosa destaca compromisso do Judiciário com a população

Você está visualizando atualmente Joaquim Barbosa destaca compromisso do Judiciário com a população

Foi encerrada há pouco no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a cerimônia de posse do novo presidente da Corte e também do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, e do vice-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Em seu discurso de posse, o ministro Joaquim Barbosa ressaltou a importância da consolidação das instituições públicas no Brasil nos últimos anos, o compromisso do Judiciário com a população e a importância da valorização da independência do magistrado.

O novo presidente do CNJ e do STF destacou ainda o problema da morosidade do Judiciário para o desenvolvimento e a importância da Justiça para a promoção da igualdade: “A noção de justiça é indissociável da noção de igualdade. Quando se associam justiça e igualdade, emerge o cidadão”.

Prestaram homenagem ao ministro Joaquim Barbosa o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e o ministro Luiz Fux, que falou pelos demais integrantes do STF. A cerimônia contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado Federal, José Sarney.

Da Agência CNJ de Notícias, com informações do STF

Deixe um comentário