Jovens internados poderão votar em 11 estados

Você está visualizando atualmente Jovens internados poderão votar em 11 estados
Compartilhe

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa poderão votar em 11 estados neste domingo (7/10), quando acontecem as eleições municipais. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 4.790 jovens internados que têm mais de 16 anos e título de eleitor. Eles têm direito a votar desde 2009, graças à portaria conjunta editada pelo TSE e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nas eleições municipais deste ano, governos estaduais e a Justiça Eleitoral firmaram convênios para que essa parte da população, mesmo privada de liberdade, pudesse ir às urnas. No domingo, mesas eleitorais e urnas eletrônicas serão instaladas em centros socioeducativos de Acre, Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os juízes eleitorais escolheram os mesários que vão atuar nesses locais, preferencialmente, entre os servidores dos departamentos penitenciários, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública. “É muito importante que esses jovens possam exercer sua cidadania”, afirma a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Joelci Diniz, que fiscaliza as unidades de internação em todo o País pelo Programa Justiça ao Jovem.

Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias