Judiciário de PE ilumina palácio em apoio à campanha Setembro Amarelo

Você está visualizando atualmente Judiciário de PE ilumina palácio em apoio à campanha Setembro Amarelo
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aderiu ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio que tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade desse tipo de atentado contra a vida no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O prédio escolhido foi o Palácio da Justiça, no Recife, iluminado desde quinta-feira (16/9).

A campanha acontece desde 2014 em todo o mundo, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. A proposta segue as Campanhas do Outubro Rosa, mês da prevenção do Câncer de Mama, e o Novembro Azul, de prevenção das doenças masculinas.

O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, quer sensibilizar os servidores e magistrados da corte estadual para uma maior atenção à saúde mental e também à prevenção ao suicídio. A iniciativa foi amplamente apoiada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e pela Diretoria de Infraestrutura (Diriest) do tribunal.

“Nós aderimos ao Setembro Amarelo numa forma de fortalecer a campanha de prevenção contra o suicídio, iluminando o Palácio da Justiça com a cor amarela. Assim, nós nos unimos a importantes instituições, a exemplo do Centro de Valorização da Vida (CVV). O TJPE não poderia ficar à margem dessa iniciativa porque é, na verdade, uma instituição que tem a missão de se aproximar da cidadania com o apoio de todos”, justificou o magistrado.

Pesquisa – A organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, constatou que o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

No mundo, de acordo com a OMS, o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV, pois a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. O suicídio já é a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.

Segundo ainda a Organização, para cada suicídio bem-sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas. Apesar desse quadro preocupante, dos 194 países da OMS, apenas 60 coletam dados sobre o assunto e 28 têm estratégias nacionais para a prevenção. O CVV iniciou a campanha Setembro Amarelo no Brasil em 2014 em Brasília (DF). Mais informações estão disponíveis no site do projeto Setembro Amarelo.

Fonte: TJPE