Judiciário do ES promove Mutirão do Tribunal do Júri para Meta 2

Compartilhe

O Poder Judiciário do Espírito Santo realiza, a partir desta segunda-feira (19/10), um mutirão de sessões de julgamento de processos no âmbito do Tribunal do Júri. Estão previstos 240 julgamentos até o final deste ano. As sessões serão realizadas em Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. Além dos processos da Meta 2, serão julgados também outros processos que tenham réus presos.

 

O TJES tomou essa iniciativa ao verificar que havia muitos processos já maduros para julgamento e que não foram incluídos em pauta porque excedem o número que comporta ser julgado pelo juiz titular da vara ou por algum outro impedimento, como falta de recursos materiais e humanos disponíveis. Os processos que são submetidos a júri popular são os que envolvem crimes dolosos contra a vida1 , tentados ou consumados.

Um total de 70 juízes, entre substitutos e voluntários, vão participar desta grande ação, que deve envolver cerca de 200 pessoas por dia, entre defensores, promotores, juízes, policiais, oficiais de justiça, jurados e escreventes.
 
O Supervisor do Mutirão do Tribunal do Júri é o desembargador José Paulo Nogueira da Gama, com a colaboração do juiz auxiliar da Vice-Presidência, Izaias Eduardo da Silva.

O Poder Judiciário do Espírito Santo tem se empenhado no cumprimento da Meta 2 do CNJ, que prevê o julgamento, até dezembro de 2009, de todos os processos iniciados até 2005.

 

Fonte: TJES