Judiciário do Espírito Santo realiza mutirão pelo registro civil

Compartilhe
Segunda, 24 de Novembro de 2008

O Poder Judiciário do Espírito Santo promove nesta terça-feira (25/11), das 9 às 13 horas, um mutirão pelo registro civil, em Vila Nova de Colares, na Serra, município do estado do Espírito Santo. Durante a ação, juízes e servidores estarão mobilizados para atender o maior número possível de pessoas.

A realização do mutirão em Vila Nova de Colares é mais uma das atividades da Semana Nacional pelo Registro Civil, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A campanha vai até o dia 17 de dezembro e promete incentivar o registro de nascimento, que é o primeiro passo para exercício dos direitos individuais, civis e sociais.

Atualmente, o Espírito Santo é o segundo Estado do Sudeste em número de pessoas sem registro de nascimento, totalizando 14%. As pessoas que ainda não possuem certidão de nascimento poderão comparecer ao mutirão e fazer o registro de forma rápida e totalmente gratuita.

Ainda durante a ação pelo registro de nascimento, a equipe da Justiça Comunitária também estará no bairro, possibilitando à população a abertura de processos da área de família como, separações e divórcios consensuais. Para estes casos a população deve levar a documentação necessária.

A coordenadora da campanha no Espírito Santo, a juíza Gladys Pinheiro, pede a colaboração de Escolas, Hospitais e Conselho tutelares para que as crianças e adultos sem registro sejam encaminhas aos Fóruns. “Existem muitos casos não apenas de crianças, mas também de adultos, que não são registrados. É uma ocorrência quotidiana e bastante grave “, afirma a juíza.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJES