Nesta terça-feira (18/12), às 9h, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, inaugura uma das obras mais importantes da atual gestão: o novo Fórum da Comarca de Rosário Oeste (localizado 128 km a norte de Cuiabá). Antigo anseio da comunidade local, há aproximadamente uma década os rosarienses esperavam pela nova estrutura.
Com mais espaço, comodidade, ventilação, segurança e funcionalidade, o novo fórum tem mais de 1 mil metros quadrados de área construída, quase o dobro do tamanho do Fórum atual. A obra custou R$1.757.873,02 e levou um ano para ser executada.
Além de ter sido construído em uma área arborizada ao lado da prefeitura, o novo prédio tem estacionamento privativo para magistrados e servidores e outro para visitantes. O estabelecimento conta também com sala própria para o Tribunal do Júri, com acesso interno e externo, sala para acondicionar objetos apreendidos, celas masculinas e femininas, entre outras dependências.
O prédio foi todo construído observando as regras de acessibilidade, com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos. Há ainda banheiros adaptados.
O atual Fórum de Rosário Oeste é uma construção centenária, com paredes de adobe e problemas hidráulicos e elétricos, além de desníveis de piso e falta de segurança. O estacionamento também não comporta o fluxo de veículos que diariamente transitam pelo local. “Eram tantas deficiências que apenas reparos não conseguiriam saná-las”, explica o coordenador de Infraestrutura do TJMT, engenheiro José Luiz Paes de Barros.
Na gestão do desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o Poder Judiciário de Mato Grosso ainda deve inaugurar obras nas comarcas de Barra do Garças e Porto Alegre do Norte. Também há a expectativa de entregar obras em Mirassol D’Oeste, Canarana e Jauru.
Do TJMT