Judiciário realiza Semana do Meio Ambiente

Compartilhe

O Poder Judiciário de Mato Grosso realiza, desde o início do mês, a Semana do Meio Ambiente, com atividades programadas para ocorrerem até a próxima terça-feira (5/6), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão realizadas exposições de artesanatos elaborados com materiais reciclados, passeio ciclístico, caminhada, plantio e entrega de mudas de plantas, doações de pescados e móveis de madeiras provenientes de apreensões, campanha para adoção de animais e apresentação do grupo de teatro do Juizado Volante Ambiental (Juvam).

A abertura oficial do evento será às 16 horas na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, onde desde 9 horas já estará funcionando uma exposição de produtos artesanais de matérias-primas recicláveis confeccionados por artesãs e crianças da unidade acolhedora Lar da Criança.
 
A Semana do Meio Ambiente está sendo realizada pelos seguintes órgãos que compõem o Poder Judiciário: Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) e do Juizado Volante Ambiental, pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, além de contar com o apoio de parceiros externos.
 
Penas alternativas – A programação de sábado teve início às 15 horas, no Parque Mãe Bonifácia, com o passeio ciclístico feito em parceria com a Tribo Bike. Paralelamente foram realizadas caminhada e o plantio de mudas nativas. No local também foram distribuídas mudas de plantas ornamentais. Foram lançadas, ainda, as  obras de reforma do mirante do parque, cujos recursos serão provenientes de pagamentos de penas alternativas aplicadas em sentenças proferidas no âmbito cível e criminal, no Juvam.
 
No domingo, a campanha Posse Responsável e Adoção de Cães e Gatos em parceria com Associação Voz Animal (AVA) levou ao Parque Mãe Bonifácia animais que poderão ser adotados. A programação do dia foi encerrada pelo grupo de teatro do Juvam, que marcará a retomada das suas apresentações com a peça ‘O Pescador e o Espírito da Floresta’.
 
Doações – As doações de móveis fabricados com madeiras apreendidas por transporte e comercialização irregular serão feitas ao Lar da Criança, às 9hs desta segunda-feira (4/6). A instituição também receberá pescados de couro (cachara e pintado) apreendidos em Cuiabá e Santo Antônio do Leverger.
 
A programação segue à tarde, às 14 horas, com o início de oficinas de artesanato, com cursos a serem ministrados por artesãs para o Grupo Amor Exigente, um projeto do Juizado Especial Criminal (Jecrim) que realiza trabalho social com as mães que possuem filhos dependentes de drogas ilícitas. Já na Escola dos Servidores, às 15 horas, as crianças do Lar da Criança terão uma tarde especial com uma sessão de cinema, cujo filme terá temática ambiental.
 
Nesta terça-feira (5/6), último dia de programação, as atividades serão realizadas no Parque Massairo Okamura. A Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fará o plantio e distribuição de mudas e oficinas de reciclagem. O encerramento será feito com a apresentação do grupo de teatro do Juvam.  
 
Da CGJ-MT