Juíza fala para Rádio Justiça sobre a Semana da Conciliação

Compartilhe

Na tarde de terça-feira, 13/11, foi transmitido o programa “Justiça na Tarde” da Radio Justiça, ao vivo, diretamente do Fórum de Brasília,  sobre a Semana Nacional da Conciliação no TJDFT. A Juíza Luciana Sorrentino, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB, esclareceu como funciona o evento no Tribunal, quem pode participar e os benefícios da conciliação.

 

O Coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, Marcelo Girade, e a conciliadora, Jaqueline Barbosa Pinto Silva, também falaram para Rádio Justiça. O Coordenador informou como foi iniciada a conciliação no Tribunal e fez um balanço dos primeiros dias. A conciliadora falou de sua experiência nas sessões de conciliação e como aplica as técnicas de resolução de conflito na prática.

Além dos entrevistados do TJDFT, o programa contou com a participação do advogado do Banco Itaú, José Roberto Arantes, da parte que solucionou seu conflito, professor da UNB, Vitor Mota, e sua advogada, Luciana Matins. Vitor se surpreendeu com o tratamento adequado recebido e a postura do conciliador na sessão de conciliação. Durante a entrevista, disse que resolver seu problema de forma rápida superou suas expectativas. “O processo começou em 2009, e foi ótimo conseguir encerrar essa questão de vez aqui”, declarou.

O programa foi comandado pelo radialista Walter Lima. A repórter Priscila Leite da Rádio Justiça acompanhou o evento no TJDFT, no espaço onde acontecem as sessões de conciliação, e informava o andamento dos trabalhos em tempo real. Jornalistas do Rio de Janeiro e São Paulo também informaram sobre o andamento do evento direto do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Para a realização do programa, foi montada uma estrutura especial pela Rádio Justiça nas instalações do NUPEMEC, local onde estão sendo realizadas as audiências da 7ª Semana Nacional da Conciliação, evento promovido Conselho Nacional de Justiça, que acontece simultaneamente em todos os tribunais brasileiros nas esferas estadual, federal e do trabalho.

Do TJDFT