Juizado da Infância e da Juventude dá curso a postulantes à adoção

Compartilhe

O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Boa Vista (RR) iniciou, em 5 de abril, a primeira etapa do VI Curso para Postulantes à Adoção, ministrado pelas psicopedagogas Silvia Almeida Costa, Ilda Maria de Queiroz e Maria Auristela de Lima. O curso será ministrado nos dias 6, 12, 19, 26 e 27, em turma única direcionada a todos aqueles já inscritos no Processo de Habilitação para adoção.

Entre os principais objetivos do curso está a preparação psicossocial e jurídica dos futuros pais para o acolhimento do adotando com vistas à convivência familiar, o incentivo para adoções do tipo tardia, inter-racial, de portadores de necessidades especiais e grupos de irmãos, e a contribuição para a redução dos preconceitos, estereótipos e barreiras psicológicas à adoção.

A nova lei de adoção estabelece a necessidade de preparação dos futuros pais pelo Poder Judiciário, por isso, a participação no curso é pré-requisito legal, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para quem busca habilitação no cadastro à adoção.

A capacitação está sendo realizada na sede do Juizado.

Fonte: TJRR