O sucesso do Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife durante a Copa do Mundo 2014 motivou a prorrogação do serviço. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai manter o posto avançado em funcionamento 24 horas até o dia 31 de julho. O órgão analisa a possibilidade de continuar com o serviço a partir de agosto, com plantões durante todo o dia.
Por meio do posto avançado o TJPE busca estabelecer acordos de forma rápida nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação, evitando a abertura de processo na Justiça. De 2 de junho a 13 de julho, o Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife recebeu 319 pessoas e celebrou acordos em 41% das demandas de clientes de companhias aéreas.
A maior parte dos atendimentos deveu-se à falta de informação aos passageiros, cancelamento e atraso de voos, além de problemas com bagagens. Também foram registrados casos de venda de passagens acima da capacidade da aeronave, falta de assistência pela companhia aérea e retificação do nome do cliente no bilhete.
O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife localiza-se na Ala Sul do 1º andar do terminal aéreo, na área de embarque, ao lado do guichê da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fonte: TJPE