O Juizado Especial Cível e Criminal de Bacabal promoveu, na última semana, a 1ª edição da Semana Especial de Conciliação. Foram realizadas 512 audiências no período de 23 a 27 de setembro, todas coordenadas pelo juiz Marcelo Moreira, titular da unidade judiciária. Durante as atividades, foram sentenciados 189 processos e apurado o equivalente a R$ 204,5 mil em acordos homologados.
De acordo com o magistrado Marcelo Moreira, o evento marcou o início de uma parceria entre o Juizado Especial e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), de Bacabal. O magistrado, que também é coordenador dos dois Cejuscs existentes na comarca, utilizou na realização das audiências 20 conciliadores, todos formados em Bacabal.
“Com a implantação dos centros de conciliação, agora poderemos atender a população também na fase pré-processual, bastando que os interessados dirijam-se a um dos centros instalados na Febac e na Uema, ou por meio do telejudiciário ou pelo site do Tribunal de Justiça, e lá formulem sua reclamação”, disse Marcelo Moreira.
Ainda segundo o magistrado, as semanas especiais de conciliação passarão a fazer parte do calendário semestral de atividades do Juizado de Bacabal. “A realização de audiências dessa natureza contribuirá não só para o julgamento antecipado das demandas, mas também para o incremento da cultura da conciliação e da mediação como meios alternativos e eficazes de solução de conflitos”, observou o magistrado.
Fonte: CGJ-MA