Juizados mudam relação de empresas com passageiros nos aeroportos do País

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Nos primeiros quatro dias de funcionamento, os juizados especiais nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, inaugurados nesta segunda-feira (08/10), já alcançaram 86 acordos em 181 atendimentos realizados. Os dados são parciais, informados até as 17h desta quinta-feira (11/10). O juizado que apresentou maior demanda foi o do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, que efetuou 51 atendimentos no período.

 

Nos primeiros quatro dias de funcionamento, os juizados especiais nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, inaugurados nesta segunda-feira (08/10), já alcançaram 86 acordos em 181 atendimentos realizados. Os dados são parciais, informados até as 17h desta quinta-feira (11/10). O juizado que apresentou maior demanda foi o do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, que efetuou 51 atendimentos no período.

Mas, além dos casos apresentados aos juizados, há conflitos que são resolvidos antes de chegarem ao balcão. Segundo avaliação da juíza Isabela Lobão dos Santos, responsável pelo juizado do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, a simples presença do Judiciário já mudou a relação entre as empresas e os passageiros. "O público busca solução e as companhias estão se sentindo obrigadas em alcançar isso", disse.

Dos 35 atendimentos realizados no Tom Jobim até às 17h desta quinta-feira, 26 chegaram a acordo. "Os passageiros já se dão por satisfeitos ao verem seus problemas resolvidos, mesmo sem contar com benefício econômico", informou a juíza.

No juizado especial do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até às 17h desta quinta-feira foram feitos 41 atendimentos, dos quais 21 resultaram em acordo. Um episódio de cancelamento de vôo da companhia Ocean Air chamou atenção da supervisora do posto, Márcia Luiza Negretti. Segundo ela, a própria empresa teve a iniciativa de avisar imediatamente o juizado, antecipando-se a possíveis reclamações. Não houve queixas, porém, já que a companhia se encarregou de acomodar os passageiros, prestando imediata assistência.

Ainda em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Cumbica, na das 21 reclamações recebidas na quinta-feira (10/10), quatro resultaram em acordo. Na mesmo dia, o juizado de Cumbica realizou 26 atendimentos, com 10 acordos. No juizado instalado no Aeroporto Santos Dumont, dos 14 atendimentos feitos durante a semana, dois acordos foram alcançados.

No aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, desde a inauguração até a tarde desta quinta-feira, foram realizados 40 atendimentos, com 25 conciliações. Entre as principais reclamações estão bagagens perdidas ou danificadas, atrasos, antecipações e cancelamentos de vôos.