Juizados nos aeroportos registram mais de 13 mil atendimentos no primeiro semestre

Você está visualizando atualmente Juizados nos aeroportos registram mais de 13 mil atendimentos no primeiro semestre
Compartilhe

Os juizados especiais localizados nos aeroportos de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG e São Paulo e que funcionam em caráter permanente, alcançaram, de janeiro a junho deste ano, a marca de 13.636 atendimentos. O levantamento inclui números dos juizados localizados nos seguintes aeroportos: Juscelino Kubitschek, em Brasília/DF; Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro/RJ; Confins, em Belo Horizonte/MG; e Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

Nos aeroportos do Rio de Janeiro foram registrados 6.952 atendimentos nesse período. Os maiores índices foram registrados em janeiro e março (1.329 e 1.528 atendimentos, respectivamente). Em junho, mês em que a cidade recebeu os jogos da Copa das Confederações, foram registrados 1.044 atendimentos nos dois aeroportos.

Em São Paulo, o juizado do aeroporto de Guarulhos realizou 1.791 atendimentos no primeiro semestre. Deste total, grande parte (1.115 atendimentos) resultou em orientações aos passageiros. Das reclamações registradas no aeroporto de Guarulhos, 15% resultaram em acordos. No mês de junho, quando foi realizada a Copa das Confederações, o percentual de acordos obtidos chegou a 21%.

No aeroporto de Congonhas foram registrados 1.077 atendimentos entre janeiro e junho. Deste total, 936 foram resolvidos por meio de orientações. O percentual médio de acordos fechados no semestre foi de 24%, alcançando 29% no mês da Copa das Confederações.

No aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, foram feitos 3.373 atendimentos nos primeiros seis meses do ano. Assim como nos demais juizados, grande parte dos atendimentos foi solucionada por meio de orientações aos passageiros. Em junho, foram feitos 587 atendimentos, sendo 280 relativos a pedidos de informação. Dos atendimentos feitos em junho, foram realizados acordos informais em 258 casos.

A estatística do semestre contabiliza também os atendimentos feitos no juizado especial do aeroporto de Confins, inaugurado no final de abril. De 30 de abril a 30 de junho, 443 passageiros foram atendidos no novo juizado. Os números relativos ao juizado no aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá/MT, não foram recebidos até o fechamento deste levantamento.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias