Juízes e servidores de novos Cejuscs participam de curso de mediação

Você está visualizando atualmente Juízes e servidores de novos Cejuscs participam de curso de mediação
Compartilhe

Por dois dias, os novos juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e os servidores que serão secretários dos 14 novos centros a serem criados até o fim do ano participam de treinamento em serviços de mediação. Ao longo de quinta (12/11) e sexta-feira (13/11), também participaram integrantes de centros já instalados, mas ainda sem a capacitação.

A desembargadora Genacéia da Silva Alberton, coordenadora de formação continuada do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), abriu o encontro com a palestra “As práticas autocompositivas como política pública”. Já a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, coordenadora do Nupemec, abordou “Administração de Conflitos e a política institucional no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul”.

No curso, os magistrados trataram a importância de dividir responsabilidades entre os envolvidos para solução de conflitos. Também ressaltaram a mediação como método para humanizar o Judiciário e as relações entre os cidadãos. Foram debatidos, ainda, temas como Gestão e Liderança na Coordenação do Cejusc, estratégias para pacificação das relações na sociedade local e práticas restaurativas. Ficou reservada para o fim do evento a apresentação do Guia Prático do Cejusc pelas instrutoras do Nupemec Liara Lopes Krüger, Dionara Oliver Albuquerque e Gisela Wurlitzer, que trata da estrutura e do funcionamento dos centros.

Diálogo – A instalação de Cejuscs é exigência contida na Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está dentro das metas do tribunal para disseminar a cultura da pacificação social e de amplo acesso à Justiça. No Cejusc, o cidadão pode buscar a solução de um conflito por meio do diálogo envolvendo os interessados, mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento da ação.

Fonte: TJRS