Juízes trabalhistas de Manaus estão empenhados na conciliação

Compartilhe

Após a abertura oficial da Semana Nacional de Conciliação e Semana de Execução Trabalhista, os juízes das primeiras quatro Varas do Trabalho de Manaus iniciaram imediatamente suas primeiras audiências. No 1º Grau os trabalhos foram iniciados nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª VTMs, conduzidos pelas juízas Carla Priscilla Silva Nobre, Ana Eliza Oliveira Praciano e Márcia Nunes da Silva Bessa. As audiências estão concentradas na Escola Judicial do TRT11, na rua Barroso, Centro.

No 2º Grau as audiências foram realizadas nos gabinetes dos desembargadores. A juíza substituta Carla Priscilla Silva Nobre, que está respondendo pela titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Manaus e ontem iniciou o trabalho de conciliação naquela VTM disse que está esperançosa de que a Semana de Conciliação seja exitosa e que todos consigam atingir os objetivos propostos pelo Conselho Nacional de Justiça, no sentido de pacificar conflitos e assim atender melhor o jurisdicionado.

Na pauta da 1ª Vara estavam previstos para o primeiro dia 21 processos de conhecimento e 16 de execução trabalhista. Na 2ª Vara do Trabalho de Manaus, que tem como titular a juíza Ana Eliza Oliveira Praciano a pauta de hoje estava constituída de 36 processos, sendo 15 de execução trabalhista.

Paz social – A juíza disse que vê a Semana da Conciliação como mais uma forma de promover a paz social, lembrando que o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região, TRT 11, concilia todos os dias. “Antes mesmo de iniciar um processo nós sentamos, conversamos e tentamos conciliar”, disse a juíza.

Na 4ª Vara do Trabalho de Manaus, sob a titularidade da juíza Márcia Nunes da Silva Bessa, 32 processos entraram em pauta no primeiro dia da Semana de Conciliação e Execução. “Esta é mais uma oportunidade para conciliar, tanto na fase de conhecimento quanto na de execução”. Ela também lembrou que a conciliação faz parte da realidade diária do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11). “Ao conciliar e executar, a Justiça do Trabalho reduz o número de processos e satisfaz o crédito do reclamante, cumprindo sua função de celeridade”.

A juíza convocada para atuar em 2º Grau no TRT11, Ormy da Conceição Dias Bentes, disse que mesmo antes da Semana de Conciliação a 3ª Turma do TRT da 11ª Região já tem processos conciliados. “Eu acredito bastante na conciliação como forma mais rápida de resolver conflitos. E conciliar é o que sempre fazemos. A nossa meta é conciliar com bom êxito os 50 processos colocados em pauta durante a semana”, destacou.

Todas as audiências de conciliação e execução de 1º Grau estão ocorrendo na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, na rua Barroso, Centro, das 8h às 17h. Confira o calendário das próximas audiências da Semana Nacional de Conciliação e Semana de Execução Trabalhista:

29 de novembro: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª VTMs;

30 de novembro: 9ª, 10ª, 11ª e 12ª VTMs;

01 de dezembro: 13ª, 14ª, 15ª e 16ª VTMs;

02 de dezembro: 17ª, 18ª e 19ª VTMs;

BOA VISTA

– 28 de novembro: 1a. Vara

– 29 de novembro: 2ª Vara

– 30 de novembro: 3ª Vara

INTERIOR

– 28 e 29 de novembro

Em todas as VT já mencionadas as reuniões de conciliação ocorrerão sempre no horário de 8h às 17h, com uma equipe formada por um juiz e quatro servidores.

Do TRT 11