Durante a última semana de outubro, o Judiciário do Amapá participou da 3ª Feira do Empreendedor realizada no Parque de Exposição do SEBRAE/Amapá. O judiciário foi representado pelo Juizado Especial Cível Central-Extensão Microempresa da Comarca de Macapá.
Durante a programação, os servidores do Tribunal prestaram atendimento jurisdicional empresarial preventivo por meio do programa Tribuna Empresarial. O evento contou com sessões de conciliação pré-processual entre o empreendedor e o consumidor. A ação teve por objetivo orientar a comunidade amapaense de forma a facilitar o acesso ao Judiciário, além de proporcionar o encontro entre as partes: empreendedor e consumidor/ devedor.
O programa Tribuna Empresarial nasceu da necessidade de prestação de serviço de apoio ao micro e pequeno empresário. A iniciativa visa solucionar o conflito de forma a evitar o processo judicial, recuperando, assim, o diálogo entre ambos. Nesses casos, os dois lados ganham: o cliente recupera o crédito e o empreendedor volta a fornecer seus produtos e serviços.
“A missão da Justiça é, acima de tudo, pacificar, usando para isso a conciliação e a mediação, sempre que possível”, afirma o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mário Gurtyev.
Fonte: TJAP