O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou os preparativos para a XV Semana da Conciliação, que ocorrerá de 30 de novembro a 4 de dezembro para não coincidir com o calendário das eleições municipais de 2020. Nesta edição, as sessões serão preferencialmente realizadas por videoconferência e todas as unidades deverão participar.
As partes que têm interesse em incluir o processo para ser solucionado neste mutirão, podem solicitar o agendamento por meio de petição ou pelo sistema “Quero Conciliar”, disponibilizado no portal do Tribunal. A iniciativa é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006 e conta com a participação dos Tribunais de todo o país.
Na edição de 2019, o Judiciário do Ceará realizou 9.817 audiências. Desse total, 3.263 resultaram em acordos entre as partes, com índice de 33,24% de sucesso. A maior quantidade de audiências foi no interior: 7.436. Em Fortaleza, foram 2.381. Em relação aos acordos, 864 na capital e 2.399 no restante do estado. Ao todo, foram agendadas 13.879 audiências durante a mobilização.
Conciliar
Durante todo o ano, a pessoa que tiver interesse em resolver seu processo de forma consensual, pode solicitar o agendamento de sessão de mediação ou conciliação. Para isso, basta entrar em contato com a unidade onde tramita a ação, por meio de petição, ou utilizar o sistema “Quero Conciliar”, plataforma digital acessível no portal do TJCE.
Fonte: TJCE