A cidade de Brasnorte (MT) foi contemplada com cerca de R$ 392 mil para o combate à pandemia da Covid-19. Os recursos irão garantir a compra de itens hospitalares, como ventiladores e desfibriladores, e também de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteção dos profissionais da saúde.
O repasse foi aprovado pelo comitê responsável pelas destinações no município de Juína (MT), formado por representantes da Vara do Trabalho da cidade e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Apesar de Brasnorte não pertencer à jurisdição da Vara, o Comitê entendeu que isso não era um empecilho e que a liberação importante e necessária para a região.
Ao liberar o montante, o juiz Adriano da Silva, da Vara do Trabalho de Juína, destacou que é preciso levar em conta que a jurisdição trabalhista é una, além da premente necessidade de contribuir para o enfrentamento da pandemia. “Não é possível analisar a questão sem considerar que estamos no norte do Mato Grosso, que pode sucumbir diante da Covid-19, em virtude da distância da capital do estado e da dificuldade de acesso aos lugares mais longínquos, e da necessidade de cooperação entre as instituições.”
Por sua vez, a procuradora do Trabalho, Ludmila Araújo, ressaltou que Brasnorte faz fronteira com a sede da Vara de Juína, “sendo certo que as ações de enfrentamento à pandemia precisam acontecer de uma forma, no mínimo, regionalizada, a fim de evitar a proliferação e o deslocamento entre as cidades o que, consequentemente, não só prevenirá a superlotação do sistema de saúde”.
Material hospitalar
Oriundo de duas ações civis públicas ajuizadas pelo MPT na Vara do Trabalho de Juína, o montante destinado ao município de Brasnorte irá custear projeto apresentado pela Associação Amigos de Brasnorte (Amibras) para a aquisição de ventiladores mecânicos, desfibriladores monitores, entre outros equipamentos hospitalares. O dinheiro também garantirá a compra de 2 mil máscaras cirúrgicas, 4 mil luvas e milhares de óculos e máscaras com viseira.
Em contrapartida, o presidente da Associação se comprometeu a adquirir os bens e doá-los ao município, bem como acompanhar a utilização dos materiais doados.
O prefeito municipal também assinou termo de responsabilidade de bem utilizar todos os insumos, assumindo ainda o compromisso de apresentar, no prazo de 15 dias, o plano de ação para enfrentamento à Covid-19; incluindo as medidas adotadas para evitar a proliferação do vírus na localidade, tais como uso decreto municipal e estadual.
Destinações
Desde o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, no fim de março passado, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso e MPT já fizeram mais de uma dezena de repasse, totalizando cerca de R$ 8 milhões (acesse aqui a página detalhando cada destinação).
Fonte: TRT23