A Justiça do Trabalho está presente na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em um estande na Praça da Alfândega, em frente ao Monumento General Osório, juízes, desembargadores e servidores esclarecem dúvidas sobre direitos trabalhistas e explicam o funcionamento desta justiça especializada. Os visitantes recebem orientações sobre como ajuizar uma ação, como consultar o andamento dos seus processos, as etapas de uma reclamatória trabalhista, dentre outras informações.
No mesmo local, também são distribuídas gratuitamente a Cartilha do Trabalhador, publicação prática e didática sobre os direitos trabalhistas, e a Cartilha do Empregado e do Empregador Doméstico, um guia sobre os direitos dessa categoria que abrange mais de 7,2 milhões de trabalhadores no Brasil, boa parte na informalidade. O estande ainda conta com um terminal para consultas processuais.
A Justiça do Trabalho promove palestras durante a Feira do Livro. No dia 3/11, o desembargador Luiz Alberto de Vargas falou sobre o direito à carteira assinada e esclareceu dúvidas a respeito de jornada de trabalho. No dia 9/11, às 14h, o juiz do Trabalho Marcelo Bergmann Hentchke explicará os direitos e deveres do empregado e do empregador doméstico. As atividades são realizadas no Salão Leste do Santander Cultural.
No dia 8 de novembro, às 20h, no Salão Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, haverá sessão de autógrafos da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (edição 2011), e da 16ª edição dos Cadernos da Amatra IV, com a presença dos magistrados que colaboraram com seus artigos. Na ocasião, os desembargadores do TRT-RS Ricardo Carvalho Fraga e Luiz Alberto de Vargas também irão autografar o livro “Novos Avanços do Direito do Trabalho”.
Serviço:
Justiça do Trabalho na Feira do Livro de Porto Alegre
Data: de 28 de outubro a 15 de novembro
Horário: das 12h30 às 21h
Localização: Setor Eixo Central, em frente ao monumento General Osório.
Fonte: TRT-RS