Justiça do Trabalho implanta processo administrativo eletrônico

Compartilhe

Após implantar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho em 19 das 32 Varas do Trabalho em Rondônia e Acre, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Ilson Alves Pequeno Junior, anunciou na sexta-feira (12/7) os últimos ajustes e a implantação do sistema de Processo Administrativo Eletrônico, o e-SAP, para o dia 1º de agosto.

Na reunião de sexta-feira, do Comitê Gestor Regional com a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e setores da área administrativa, foi confirmado o cronograma de treinamentos para o período de 22 a 26 de julho, no edifício sede do tribunal em Porto Velho. O Comitê Gestor Regional do e-SAP foi criado pela Portaria nº 1.478, de 7 de junho de 2013, e tem como atribuições avaliar, definir requisitos, regulamentar procedimentos, proceder a testes e homologar a atualização do sistema e-SAP.

Celeridade – O tribunal vem desenvolvendo estudos e mapeamentos de quadros de distribuição do trabalho (QDT) desde janeiro deste ano, com o objetivo de imprimir maior celeridade e segurança nos processos administrativos. Segundo o presidente do TRT, é muito importante ter instrumentos para analisar a efetividade na realização das atribuições das unidades, sempre visando uma realização criteriosa, racional e balanceada das tarefas. “Agora, com o e-SAP, tudo será concretizado de forma eletrônica e rápida”, ressaltou Pequeno Junior.

A implantação do sistema eletrônico no âmbito administrativo vai significar mais agilidade, transparência, segurança e, sobretudo, menos consumo de papel. Os treinamentos, em parceria com a Escola Judicial Ejud, inicialmente serão direcionados para os setores administrativos do edifício sede em Porto Velho, para posteriormente serem estendidos a outros setores de acordo a expansão do sistema.

Fonte: TRT-14