Justiça Eleitoral inicia auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em Tocantins

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral inicia auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em Tocantins
Foto: Gilsiandry Carvalho/TRE-TO
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou, às 7h deste domingo (15/11), a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas em Condições Normais de Uso, trabalho realizado paralelamente às eleições, na mesma data e horário (15/11, de 7h às 17h). Para esse procedimento, foram sorteadas três urnas: uma da 29ª zona eleitoral de Palmas, uma da 33ª zona eleitoral de Itacajá e outra da 3ª zona eleitoral de Porto Nacional. O sorteio foi realizado na manhã de sábado (14/11).

“O funcionamento do sistema de auditagem da votação eletrônica se dá em dois modelos: existe uma votação das cédulas de papel e uma votação eletrônica para que ambos os resultados possam ser comparados. O objetivo é demonstrar que a urna não fornece um resultado diferente daquele da vontade do eleitor, ou seja, o voto depositado pelo teclar da urna eletrônico corresponde efetivamente ao voto depositado pelo eleitor que utiliza daquele equipamento no momento da votação eleitoral”, explica o juiz Rubem Ribeiro de Carvalho, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave).

As urnas eletrônicas foram desembaladas e ligadas às 6h na presença do presidente da Cave, membros da comissão e auditores, para verificação dos equipamentos e materiais utilizados nos trabalhos da Auditoria. Em seguida, foi emitida a Zerésima da Urna e do Sistema de Apoio à Votação Paralela das três urnas, assinadas pelo presidente da Comissão, representante do MP, membros da comissão e auditores externos. Os trabalhos de votação iniciaram às 7h.

Estão envolvidos na auditoria 38 pessoas, incluindo juiz, procurador, auditores contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral, equipe de apoio e de filmagem.

Votação

Em razão da pandemia, este ano a colheita de cédulas, em sua maioria, foi feita por uma votação eletrônica por meio de um sistema criado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-TO, com a participação de alunos de universidades de Palmas. Presencialmente, estagiários do TRE-TO e representantes de partidos políticos também preencheram cédulas na tarde deste sábado (14/11).

Todos estes votos foram depositados em urnas de lona e durante os trabalhos de auditagem, neste domingo (15/11), estão sendo inseridos eletronicamente nas urnas. O processo é todo filmado e guardado para verificação e está sendo transmitido em tempo real pelo canal do TRE-TO no YouTube.

A auditoria da votação eletrônica também pode ser acompanhada presencialmente, no auditório do TRE-TO, por qualquer pessoa interessada. Ao final da votação, será feita a contagem para a correspondência dos votos de cédula de papel com os votos de urna eletrônica, havendo a necessidade que o resultado final na urna corresponda ao resultado final obtido nas cédulas de papel.

Fonte: TRE-TO

Assista ao vivo a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas no TRE-TO