Criado há mais de 10 anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Museu do Voto teve sua página na internet aprimorada para atender a um público virtual cada vez maior. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que acarreta na impossibilidade de receber visitantes em seu espaço físico, a página eletrônica passou a disponibilizar ainda mais dados sobre as exposições.
Atualmente, 11 mostras estão no ar, sendo duas delas em andamento – “Diplomação na República Brasileira” e “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade” – e nove concluídas: “20 Anos da Urna Eletrônica”; “85 Anos do Voto Feminino no Brasil”; “A Saga da Reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945”; “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões”; “Mulheres no Brasil: Memórias de Cidadania”; “Eleições em Foco”; “Espaço da Urna”; “O Progressivo Caminhar da Democracia no Brasil”; e “Hans Kelsen”.
Ao clicar em cada um dos títulos, a pessoa interessada tem acesso aos fôlderes e imagens das exposições, incluindo vídeos e fotos. “O Museu do Voto tem a função de preservar e divulgar a história das eleições no Brasil e a memória da Justiça Eleitoral. Na página, todos podem ter acesso a essas informações, como o nosso acervo e as nossas pesquisas. Também é possível fazer consultas específicas conosco, por e-mail. Então, é importante que a população tenha contato com tudo o que é resguardado pelo Tribunal, em relação à sua história e às eleições em geral”, explica o chefe da Seção de Museu do TSE, Admilson Siqueira e Silva Junior.
Primeira exposição exclusivamente on-line
Diferentemente do conteúdo atual, que é uma reprodução do que foi ou é exibido no espaço físico, o Museu do Voto planeja dar um importante passo no dia 14 de maio. Nessa data, será inaugurada a primeira exposição exclusivamente virtual do TSE, que trata das Eleições de 1933 – as primeiras organizadas pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o chefe da Seção de Museu, o evento faz parte das comemorações para o Dia da Memória do Poder Judiciário e para a Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na ocasião, será disponibilizado um site especial para a mostra, com informações inéditas sobre o tema.
Fonte: TSE
Saiba mais no YouTube da Justiça Eleitoral