O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, vai levar 8 mil processos para a Semana Nacional de Conciliação que será realizada em todo o Brasil de 7 a 11 de dezembro, em uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo vai examinar 12 mil processos no período. Os dados foram apresentados pelo desembargador Antônio Cedenho, do TRF 3 e membro do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação. Ele foi um dos palestrantes da reunião de trabalho do Movimento pela Conciliação, realizada nesta quarta-feira (4/11), na Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília, e falou sobre as peculiaridades das matérias envolvidas na conciliação.
Segundo ele, para este ano, a Procuradoria Geral da União vai encaminhar para a Semana Nacional da Conciliação em todo o pais 2,7 mil ações de execuções fiscais ajuizadas nos últimos três anos de valores até R$ 100 mil. “Desse total, 60% deverá caber à justiça de São Paulo”, avalia o desembargador.Este ano, a Semana Nacional da Conciliação em São Paulo será realizada no Memorial da América Latina, um complexo arquitetônico assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com 84 mil metros quadrados, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Durante uma semana, o local será o palco das justiças federal, estadual e do trabalho e para facilitar o atendimento da grande demanda de público, serão montadas três tendas de cores diferentes para cada área da Justiça: verde para a justiça trabalhista; vermelho para a Justiça federal e azul para o Judiciário estadual.
“Estamos confiantes de que este ano vamos ultrapassar os números do ano passado em que foram realizadas 14 mil conciliações”, disse o desembargador Antônio Cedenho. A novidade do TRF 3 para este ano, é que a Semana Nacional da Conciliação não ficará restrita à capital. Ela também será estendida ao interior paulista para as cidades de Campinas, Bauru e Ribeirão Preto. A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) participará com o apoio logístico.
EF/SR
Agência CNJ de Notícias