Teve início na segunda-feira (23/9), em Nova Laranjeiras (PR), o trabalho de solidariedade desenvolvido pelo Projeto Justiça no Bairro, que foi vencedor da terceira edição do Prêmio Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa, recomendada pelo Conselho, é resultado do atendimento a uma solicitação da Corregedoria de Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para conferir à população indígena os direitos de cidadania.
Com apoio e em parceira com o Sistema Fecomércio, a Prefeitura Municipal, o Instituto de Identificação do Paraná, o Banco do Brasil e o Instituto Curitiba de Informática, estão sendo elaboradas Carteiras de Identidade e o CPFs para integrantes da comunidade indígena. De maio para cá, o Cartório do Registro Civil de Nova Laranjeiras conseguiu realizar mais de mil registros de nascimento com ajuda dos professores que ministram aulas na escola indígena.
Segundo a Coordenadora do Projeto, desembargadora Joeci Machado Camargo, há probabilidade de que sejam confeccionadas mais de 2 mil carteiras de identidade até sexta feira, quando, ao encerrar os trabalhos, a juíza de Laranjeiras do Sul, Luciana Luchtenberg Torres Dagostim, irá celebrar casamento na aldeia indígena.
Fonte: TJPR