Justiça piauiense expande utilização do PJe para Varas de Família

Você está visualizando atualmente Justiça piauiense expande utilização do PJe para Varas de Família
Compartilhe

Começou no dia 27 de junho o treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) para juízes e assessores das Varas de Família do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). O preparo marca a expansão do sistema em uso no estado desde 28 de março. “Nossa ideia é que até dezembro 60% dos novos processos que dão entrada no Judiciário Estadual (1º e 2º grau) já sejam virtuais. Neste primeiro momento, vamos expandir para as Varas de Família e, posteriormente, para outras varas. A vara que julgará os crimes contra a ordem tributária, por exemplo, quando for criada, já deverá ter o PJe instalado”, afirmou o presidente do tribunal, desembargador Erivan Lopes.

O consultor jurídico da Corregedoria de Justiça do estado, Leandro Sampaio, que ministra o curso, ressaltou que, após as Varas de Família, serão realizados outros para servidores de secretarias. “Também vamos ter treinamentos externos, inclusive, para a Defensoria Pública, o Ministério Público e para os advogados que militam nas Varas de Família. A ideia é que muito em breve todos os atores do processo possam estar aptos a lidar com esta ferramenta”, disse.

Estiveram também na visita ao treinamento o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas; o diretor da Ejud, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto; o juiz coordenador do PJe, Júlio César Garcez; os juízes auxiliares da Presidência do tribunal Manoel Dourado e Antônio Lopes, e da Corregedoria, Melissa Pessoa; o secretário da STIC, Assis Campos; o diretor do Fórum Central de Teresina, juiz Carlos Hamilton; e demais técnicos da STIC.

Fonte: TJPI