Inicia hoje, às 19h, em São Paulo, o Fórum Nacional dos Juizados Especiais. O Movimento pela Conciliação é um dos assuntos do fórum, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). Participam do evento os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Eduardo Lorenzoni, Germana Moraes e Alexandre de Moraes. O Secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Pierpaolo Bottini, também participa.
O encontro será aberto com uma conferência sobre o “impacto sócio-econômico dos juizados”, pela professora Maria do Livramento Miranda, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No segundo dia, serão apresentados painéis sobre assuntos específicos dos Juizados Federais, como benefícios de incapacidade previdenciários e assistenciais, sistema de atendimento direcionado e experiências do Juizado Federal de Maceió. Na sexta-feira (06/10), os participantes se reúnem em grupos de estudos para discutir vários assuntos relacionados ao Juizado Especial, entre eles, a conciliação e a prevenção de litígios.
Segundo a coordenadora do Fonajef, juíza Sandra Chalu, a idéia é sugerir um plano de ação para o Movimento pela conciliação. A proposta será encaminhada aos cinco Tribunais Regionais Federais. O Fórum Nacional dos Juizados Especiais se realiza no Hotel Grand Mercure, em São Paulo. Mais informações pelo telefone 61 3321 8482.
Número de visualizações: 11