O programa Link CNJ inicia, nesta quinta-feira (24/11), uma série de três programas sobre temas tratados na campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que, pela primeira vez, conta com a participação do Conselho Nacional de Justiça. A edição vai ao ar a partir das 21 horas na TV Justiça.
A edição desta semana traz debate com a juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida (TJMS) e com a professora e pesquisadora Karina Denari (FGV). A juíza é autora de dissertação de mestrado “Discriminação por motivo de gênero e barreiras no acesso ao segundo grau de jurisdição no Brasil por magistradas de carreira”, e a acadêmica é autora da pesquisa “Quem estamos empoderando? Indicadores e tendências sobre diversidade judicial em cortes constitucionais?”.
O Link CNJ ainda entrevista o conselheiro Márcio Freitas, sobre o combate à violência contra mulher, e Tânia Regina Silva Reckziegel, ouvidoria nacional da Mulher. Reckziegel, no quadro Uma História, fala sobre um julgamento em que conseguiu proteger uma mulher, vítima de assédio sexual no trabalho. Foi o primeiro caso de julgamento com perspectiva de gênero no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul.
Mobilização internacional
A campanha “21 dias de ativismo” é anual e promovida internacionalmente pela ONU. No Brasil, a mobilização ocorre entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro.
A data inicial é o Dia da Consciência Negra, o que permite agregar à campanha a reflexão sobre a dupla vulnerabilidade da mulher negra no país. A data final coincide com o dia em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A promoção dos direitos humanos e, em especial, a defesa da igualdade entre os gêneros e a vigília contra a violência são pautas constantes na atuação do CNJ. O conselho criou, neste ano, a Ouvidoria da Mulher; promove a campanha Sinal Vermelho desde de 2020, e o Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral desde 2021; além de todo ano, desde 2015, realizar a Semana Justiça pela Paz em Casa.
Toda semana, o Link CNJ faz o registro das últimas decisões do Conselho Nacional de Justiça e apresenta os destaques das redes sociais do CNJ. Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ terá reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e também ficará disponível no canal do CNJ no YouTube.
Ficha Técnica
Link CNJ na TV Justiça Direção: Betânia Victor Veiga Equipe CNJ: Produção: Rogério Brandão |
Agência CNJ de Notícias