Mais atividades em Cidadania e Justiça nas escolas no DF

Compartilhe

Na manhã da última sexta-feira (07/10) foi realizado no Fórum de Brasília, mais um encontro entre magistrados e alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. A atividade faz parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola. A palestra foi ministrada pelo Juiz do TJDFT, da 1° vara criminal de Ceilândia, Mário de Assis Pegado.

O evento aconteceu em mais duas escolas. Na Escola 01 da Candangolândia a palestra foi conduzida pelo Juiz Asiel Henrique e na Escola Classe 05 do Núcleo Bandeirante pelo Desembargador Flávio Rostirola.

No tribunal houve a participação de 41 crianças do 5° ano da Escola 316 Norte. Todos os estudantes já haviam recebido previamente uma cartilha sobre cidadania e justiça e aproveitaram o momento para levantar questões em um debate participativo. De forma dinâmica, o Juiz Mario Pegado explorou temas baseados na organização do Estado e a função dos Poderes.

Além da palestra, os alunos conheceram um pouco da história do órgão no Espaço Memória Desembargadora Lila Pimenta Duarte. O memorial é composto por peças históricas que contextualizam a trajetória do Tribunal e ilustra os acontecimentos desde a década de 60.

Na visão da professora do 5° ano Luciana Beirô o projeto ajuda mostrar de uma forma atraente a história e a função do Tribunal de Justiça para cada criança e desperta o desejo de muitas seguirem as profissões de advogado ou juízes.

Adotado pelo TJDFT, o Programa Cidadania e Justiça na Escola foi criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 2001 e conta também com o apoio da Associação dos Magistrados do DF – AMAGIS/DF e da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A expansão do programa é um dos projetos do Plano de Gestão do Biênio do TJDFT 2010-2012.

Fonte: TJDFT