Mais de 70 mil servidores do Poder Judiciário já responderam ao Censo

Você está visualizando atualmente Mais de 70 mil servidores do Poder Judiciário já responderam ao Censo

Depois de nove dias de lançamento, o Censo Nacional do Poder Judiciário, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já foi respondido por mais de 23% dos servidores, o que corresponde a mais de 70 mil questionários concluídos. Nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), segundo o relatório de acompanhamento do Censo, 8 mil servidores (39%) lotados nos 27 tribunais regionais eleitorais brasileiros já responderam ao Censo.

Só no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que tem o maior número de servidores no ramo da Justiça eleitoral (4.049), 53% já responderam ao questionário. Na avaliação da assessora-chefe de Comunicação Social do TRE-SP, Eliana Passarelli, a boa adesão do tribunal eleitoral paulista é resultado de várias ações de comunicação focadas na Intranet do tribunal. “Utilizamos pop-ups postados na rede interna de comunicação e elaboramos matérias para o jornal da rede interna do tribunal. Não havia como algum servidor não saber que o censo estava ocorrendo, até porque a Intranet é muito lida pelos servidores. Fomos claros e bem chamativos. Foi um trabalho que realmente funcionou”.

No TRE do Rio de Janeiro, 60% dos 1.377 servidores já aderiram ao Censo.

Este é o primeiro levantamento focado no Poder Judiciário brasileiro e tem como objetivo mapear o perfil dos servidores e magistrados e de suas opiniões sobre temas relevantes do trabalho de cada participante. Os resultados devem nortear os tribunais e o CNJ na elaboração de políticas públicas que melhorem a prestação dos serviços judiciários brasileiros.

Lançado em 26 de agosto, o censo está sendo aplicado em todas as unidades judiciárias do país por meio eletrônico.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias