Maratona busca soluções tecnológicas para preservação ambiental

Você está visualizando atualmente Maratona busca soluções tecnológicas para preservação ambiental
Compartilhe

Começa nesta sexta-feira (28) e segue até domingo (30/5) o 1º Hacka LIODS CNJ. A maratona de inovação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Judiciário Exponencial, tem como objetivo o desenvolvimento de melhorias ou soluções que contribuam com o Judiciário para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais sobre o evento e participe!

Até o momento, 122 participantes já se inscreveram. As inscrições seguem abertas até às 12h de quinta-feira (27/5), no endereço http://hackliodscnj.jedex2.com. As pessoas participantes vão propor soluções para uma das três situações apontadas como desafiadoras pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS) do CNJ.

O primeiro desafio quer melhorar a comunicação da sociedade com o Judiciário, apontando os melhores caminhos para relatar análises quantitativas e qualitativas sobre crimes ambientais, como a invasão de florestas públicas ou de terras indígenas nos municípios, por hectares. Também é preciso responder se isso deve ocorrer como reclamação pré-processual ou como ata notarial.

A segunda situação busca definir a melhor maneira como o Judiciário deve disponibilizar dados relativos a terras públicas onde ocorreram crime ou degradação. A equipe deve mostrar como deve ser a estrutura a base de dados a ser disponibilizada pelos Tribunais para permitir a indexação do número único dos processos a partir do município, do número de hectares e da localização georreferenciada da terra pública onde ocorreu o crime ambiental. Também devem ser criados script ou outra solução tecnológica para leitura das palavras-chave que permitam acesso ao conteúdo das peças processuais e, por meio de tecnologia, mostrar a existência ou não de processos relativos ao uso ilegal de terras públicas, gerando alertas para o próprio Judiciário.

Já o terceiro desafio tem como foco a criação de um sistema público único de consulta pela sociedade do inteiro teor da matrícula no Registro de Imóveis e respectivas averbações de terras públicas previamente identificadas, inclusive com averbações sobre a existência do número único dos processos judicializados ou dos processos administrativos.

Maratona

Hackathons são eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação para criação de soluções tecnológicas voltadas para superação de problemas complexos enfrentados pela sociedade contemporânea. A origem do nome vem de “hack” (programar) e “marathon” (maratona).

O 1º Hacka LIODS CNJ será totalmente on-line com a utilização da Plataforma Desafios e Experiências do Judiciário Exponencial (DEX2) e a comunicação e interação entre as pessoas participantes por meio do aplicativo Discord. Durante o evento, serão disponibilizadas sessões de mentorias conduzidas por diferentes especialistas.

Para resolver os desafios, as equipes que serão formadas devem trabalhar com sistemas de inteligência artificial e tecnologia de registro de dados descentralizados compartilhados com segurança blockchain, para criar plataformas ou aplicativos que contribuam para a proteção ao meio ambiente. Os ganhadores serão conhecidos no dia 6 de junho.
Jeferson Melo

Agência CNJ de Notícias