A percepção da questão ambiental e o compromisso com a economia de recursos, em tempo de crise, levaram os servidores da Comarca de Conceição a trocar copos descartáveis por canecas padronizadas. Em um mês, a medida promoveu uma redução de 1.500 copos plásticos, segundo levantamento da Gerência do Fórum Francisco de Oliveira Braga. Na unidade, havia um consumo diário de mais de 70 copos descartáveis, totalizando, semanalmente, uma média de 350.
De acordo com o gerente do Fórum, José Edmilson Vieira da Silva, a adoção das canecas partiu da consciência de que era necessário fazer algo em favor do meio ambiente e, também, da economia na unidade de trabalho. “Na verdade não se trata de projeto, especificamente falando, mas de uma atitude da qual julgamos, por consciência, como necessária, a fim de contribuirmos com a política de contenção de gastos e, sobretudo, com o nosso meio ambiente.
A iniciativa visa, ainda, valorar o que se entende por sustentabilidade, conforme pontou José Edmilson. Ele observou que, segundo os conceitos mais simples, sustentabilidade “nada mais é do que a capacidade do ser humano em interagir com o mundo, preservando o meio ambiente, para que não se comprometa as gerações futuras”.
Quanto à questão econômica, o gerente do Fórum lembrou que a atual crise financeira atinge as instituições do País, inclusive o Tribunal de Justiça. “Por essa razão, buscamos, com este pequeno ato, fazer refletir que simples mudanças podem contribuir na economicidade das despesas corriqueiras, fazendo sobrar recursos para serviços mais complexos e de maior necessidade”, comentou, acrescentando que outras práticas nas áreas ambiental e econômica já vinham sendo desenvolvidas na Comarca, tais como reaproveitamento das folhas de papel e coleta seletiva do lixo.
Ao final, o gerente informou que todos os servidores, serventuários, assessores, estagiários e magistrado que militam na Comarca foram agraciados com o fornecimento de canecas.
Fonte: TJPB