Meio ambiente: tribunal incentiva economia de energia, em Alagoas

Compartilhe

Foram confeccionados 3.000 adesivos lembrando aos servidores e magistrados a importu00e2ncia do consumo consciente de energia; peu00e7as seru00e3o afixadas junto aos interruptores das unidades

A Comissão Ambiental do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) iniciou campanha visando reduzir o consumo de energia elétrica nas unidades judiciárias do Estado. Foram confeccionados 3.000 adesivos lembrando aos servidores e magistrados a importância do consumo consciente. As peças serão afixadas ao lado dos interruptores de energia das unidades.

A ação faz parte do projeto TJ Eco Consciente Solidário, de responsabilidade do Núcleo Socioambiental da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). A iniciativa tem participação ainda da Diretoria de Comunicação (Dicom) e do Departamento Central de Engenharia e Arquitetura do Tribunal (DCEA).
De acordo com o servidor Alexandre Caiado, integrante do Núcleo, a campanha atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O objetivo é sensibilizar os magistrados e servidores de que essa é uma questão de responsabilidade social. Não adianta fazermos uma ação dessa natureza se o funcionário não compreender que é de extrema importância a redução de gastos, não só em energia, mas em outras áreas também”, destacou.
Como maneira de reforçar a campanha, a Dicom criou arte que, a partir desta segunda (9), será exibida na tela inicial dos computadores do Judiciário alagoano. “Outras ações também acontecerão, como rondas nos setores, onde vamos discutir sobre o assunto. Todas as ações visando baixar os custos são válidas”, afirmou Alexandre Caiado.
Reconhecimento
O TJAL premia, nesta segunda-feira (9), as unidades que mais se destacaram na redução de consumo de energia, impressões e solicitação de resmas de papel. Os dados analisados são de 2017, em comparação com o ano de 2016.
No quesito energia elétrica, quem mais se destacou foi a Comarca de Água Branca, com redução de 36,97%. Em relação às impressões, a 29ª Vara Cível de Maceió alcançou o índice de redução de 70,5%. Já a 4a Vara de Penedo reduziu em 100% a solicitação de resmas de papel. Na média dos três indicadores (energia, impressões e resmas de papel), o primeiro lugar ficou com a Comarca de Piaçabuçu (redução de 48,20%).
Ainda dentro do projeto Eco Consciente Solidário, os vencedores da coleta seletiva, dos meses de março, abril, maio e junho, também serão homenageados pela Presidência do TJAL nesta segunda-feira.

Fonte: TJAL