Memorial comemora 10 anos com promoção de atividades

Compartilhe

O Memorial do Judiciário, no Rio Grande do Sul, completou seus 10 anos de criação e a comemoração inclui exposições, eventos e novas publicações. A programação será desenvolvida ao longo de 2012.O setor reúne, sistematiza e divulga o acervo histórico material e documental, da Justiça gaúcha. Ainda, propõe políticas de preservação e de tratamento do acervo documental.

O início deu-se em 23/1/1998, com a instituição do Projeto Memória, por meio de uma portaria assinada pelo Desembargador Adroaldo Furtado Fabricio, então Presidente do TJRS. Após duas Portarias, a primeira convertendo-o em Centro de Memória do Judiciário Gaúcho, ocorreu a transformação em Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Essa última assinada pelo então Presidente, Desembargador Luiz Felipe Vasques de Magalhães, em 9/1/2002.

Programação – Na Semana dos Museus, que ocorre entre os dias 21 e 25/5, será montada uma exposição alusiva à História do Poder Judiciário no Rio Grande do Sul da Colônia até o ano de 2012, e terá como base os textos do livro, o qual será lançado em breve, intitulado Tribunal de Justiça do Rio Grande do RS: mais de um século de história. A exposição permanecerá por aproximadamente quatro meses. Na sequência acontecerá a Exposição Itinerante, que será composta por banners, terá o mesmo conteúdo da primeira, porém percorrerá as Comarcas do Interior.

No âmbito das publicações, estão planejados o lançamento do segundo volume da Série Pensamento e Memória, que tem como objetivo trazer a lume a produção de notórios juristas rio-grandenses, tanto no campo jurídico quanto literário. Como também, do volume seis da Coleção Histórias de Vida, que trará o tema a Mulher no Judiciário, com entrevistas de magistradas que falam sobre suas trajetórias de vida e da evolução feminina no Judiciário.

Também será apresentado o livro Alta Administração, que relatará a formação e institucionalização da Alta Corte do Estado, com o objetivo de elaboração de um estudo histórico das prerrogativas dessa esfera de Poder, desde 1873 a 1989.

O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, responsável há dois anos pela coordenação do Memorial, diz que exercer a função é uma grande honra, um cargo honorífico. Sobre a função do Memorial, o magistrado salienta que é um setor que preserva a identidade do Tribunal de Justiça, em ações que refletem a história do Poder Judiciário. O objetivo é transformar o Memorial em um braço do TJ de aproximação com a comunidade.

Do TJRS