Memorial da Justiça do Trabalho do RN reabre após dois anos

Você está visualizando atualmente Memorial da Justiça do Trabalho do RN reabre após dois anos
Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região - Foto: Ascom TRT21
Compartilhe

No dia 4 de abril de 2000, a então presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, assinou o Ato 087 que instituiu o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região. No dia 28 de abril daquele ano, houve a inauguração oficial da nova unidade do tribunal.  Na última segunda (26/9), após 22 anos de instalação e dois anos de hiato devido à pandemia da Covid-19, o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região reabriu em uma solenidade que reuniu magistrados, servidores, estagiários e público externo para a exposição 30 anos tecendo histórias e construindo memórias.

“Estão sendo utilizados recursos iconográficos e textuais para apresentar a trajetória da Justiça do Trabalho no RN, seus antecedentes históricos e suas memórias construídas e preservadas. Também há um cordel com 30 estrofes que homenageia os 30 anos do TRT-RN”, informou o chefe do Setor de Gestão Documental e Memória do tribunal, Emerson Carlos da Silva.

Novamente presidente do TRT-RN, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro celebrou a reabertura do local e falou da importância de um espaço que conta a história da Justiça do Trabalho. “O Memorial cresceu e hoje conta com fotos de inúmeros eventos importantes da nossa história. Conta com gente especializada, com competência. É importante que o memorial exista e prossiga”, avaliou Perpétuo Wanderley.

Segurando o livro de visitas que marcou a inauguração do Memorial nos anos 2000, a presidente do TRT-RN contou que a primeira assinatura é do juiz do trabalho Alvamar Furtado de Mendonça. “Quando lemos esse livro sabemos que 22 anos estão atrás de nós e isso é muito relevante. Para isso serve o memorial, para contar a história, para contar o tempo que passou”, refletiu Perpétuo Wanderley.

A exposição 30 anos tecendo histórias e construindo memórias integra a programação da 16ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, que tem como tema: Independência e Museus – Outras Histórias. Confira a versão virtual da exposição no site da Escola Judicial da 21ª Região (clique aqui).

Fonte: TRT21

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade