Memórias da Justiça carioca trazidas pela cultura “Visita teatralizada”

Compartilhe

Todas as quintas-feiras, sempre às 18h, e até o dia 26 de novembro, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) promove a visita “Por Dentro do Palácio”, ao Antigo Palácio da Justiça, situado na Rua Dom Manuel, 29, Centro. Inaugurado em janeiro deste ano o Programa, que conta com o personagem histórico Ruy Barbosa como guia, já recebeu mais de 600 visitantes. Hoje haverá também, às 13h, o “Por Dentro do Palácio – Conhecendo o Judiciário”, com a participação de alunos da Escola Municipal Afonso Pena, do Andaraí. A visita teatralizada pelo Antigo Palácio da Justiça dura cerca de 50m, na companhia do ilustre Ruy Barbosa, que é interpretado pelo ator Eduardo Diaz, que, durante o trajeto, conta a história do Palácio e faz citações sobre a justiça. A entrada é franca e a distribuição de senhas é feita 15 minutos antes da visitação ao público externo.

Ruy Barbosa, além de um grande jurista e advogado, foi também um estudioso das letras, político, diplomata, e um amante da justiça e da arte. No interior do Palácio, inaugurado em 1926, há diversas homenagens a ele e o CCPJ-Rio, na reinauguração do antigo Palácio, traz o renomado jurista como primeiro personagem do Programa, homenageando-o.

A visita ao Antigo Palácio da Justiça

A visita inicia-se no hall de entrada do Palácio, com Ruy Barbosa apresentando-se. Logo em seguida ele fala sobre o Rio Antigo e a nobre vizinhança do entorno do Palácio. A visita segue para o “Salão dos Passos Perdidos”. Logo após, os visitantes são apresentados ao Primeiro Tribunal do Júri, onde foram julgados casos de grande repercussão, entre eles, o da “Rua Toneleiros”, o da “atriz Daniela Perez” e o “do jornalista Tim Lopes”.

Dando prosseguimento à visitação, Ruy Barbosa encaminha o público para conhecerem a “Câmara Isolada”; o “Tribunal Pleno”; além dos “Salões dos Espelhos e Nobre”. Passando pelo pátio interno, o público tem a oportunidade de ser apresentado à outra face desta que, outrora foi uma Casa da Justiça. Nas proximidades desta área, onde no passado havia as celas do Tribunal do Júri, hoje funcionam as instalações do CCPJ-Rio: sala de acervo de figurinos do “Teatro na Justiça”, a sala multiuso, e a sala de criação e produção do Centro Cultural. Antes de encerrar a visita Ruy Barbosa convida o grupo a ler em coro trechos de um dos seus discursos.

“Por Dentro do Palácio – Conhecendo o Judiciário”
O Projeto “Por Dentro do Palácio”, além de acontecer gratuitamente ao público todas as quintas-feiras, às 18h, também recebe alunos de escolas do Município do Rio de Janeiro, às 13h. Trata-se do “Por Dentro do Palácio – Conhecendo o Judiciário” promovido pelo CCPJ-Rio em conjunto com a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). O projeto é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), com apoio da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fertranspor). A junção das instituições visa apresentar, de forma lúdica e interativa, a história do Judiciário Estadual, estimulando a formação de sentimento de justiça em jovens cidadãos. Ruy Barbosa recebe os estudantes no Antigo Palácio da Justiça, faz o trecho do “Por Dentro do Palácio” e em seguida os estudantes são encaminhados a relevantes áreas do Tribunal de Justiça, acompanhados por membros do Judiciário.

O “Por Dentro do Palácio” é uma idealização da diretora do CCPJ-Rio, Silvia Monte. O texto e a direção são de Rafael Ribeiro e o figurino, de Daniela Christino. A caracterização é de Vavá Torres.

Mais informações nos telefones 3133-3366/ 3368 pelo site www.tj.rj.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro