As três Varas do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus agendaram 54 sessões de julgamentos populares para novembro, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o Mês Nacional do Júri. A 1ª Vara pautou dez sessões que serão presididas pelos juízes Celso Souza de Paula e Mirza Telma de Oliveira Cunha. A 2ª Vara programou 27 sessões, com previsão de dois julgamentos diários que serão presididos pela juíza Ana Paula de Medeiros Braga. Na 3ª Vara do Tribunal do Júri foram agendadas 17 sessões, a serem presididas pelos juízes Mauro Moraes Antony e Adonaid Abrantes de Souza Tavares.
O Tribunal de Justiça do Amazonas vai utilizar, na capital, dois auditórios que estão localizados no térreo do Fórum Ministro Henock Reis, além de um auditório localizado na 3ª Vara do Tribunal do Júri, no mesmo fórum. Para o mês de novembro o TJAM também disponibilizou um novo auditório localizado no térreo do Fórum Cível Euza Vasconcelos.
De acordo com a juíza titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Ana Paula Braga, o objetivo é reduzir o acervo da Vara. Segundo ela, a disponibilização de um novo auditório vai permitir a realização de duas sessões diárias. “Pautamos 27 Sessões e a ideia é realizar duas por dia. Devemos estender esse mutirão até a primeira quinzena de dezembro”, disse a juíza Ana Paula Braga.
As Varas do Tribunal do Júri julgam processo de crimes contra a vida (homicídio, tentativa de homicídio e feminicídio). Em razão do feriado de Finados, em 2 de novembro, a programação do Mês Nacional do Júri na Comarca de Manaus terá início na segunda-feira (5). No intervalo de 15 a 20 de novembro, não serão realizadas sessões devido aos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra.
Fonte: TJAM