Juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) traçaram, nesta terça-feira (14/07), estratégias para o cumprimento da Meta 2, que prevê o julgamento, ainda este ano, de todos os processos distribuídos até dezembro de 2005. Durante o encontro,coordenado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp e o secretário-geral do CNJ, Rubens Curado da Silveira. os desembargadores Eros Piceli, Eduardo Pereira Santos e Antonio Carlos Viana Santos e outros magistrados do TJSP apresentaram a situação do tribunal em relação ao cumprimento da Meta e discutiram formas de alcançá-la.
De acordo com o juiz auxiliar Marcelo Berthe, que também participou da reunião, uma das dificuldades identificadas pelo tribunal até o momento está relacionada à informatização. Marcelo Berthe explica que o Tribunal passou a trabalhar com cinco sistemas diferentes, devido à integração dos Tribunais de Alçada ao TJSP, determinada pela Emenda Constitucional 45.
De acordo com Marcelo Berthe, que é juiz de Direito em São Paulo, há informações de que o Estado possui cerca de 18 milhões de processos no 1º grau e aproximadamente 840 mil no 2º grau. Para identificar, entre esses, os processos anteriores a 2005, o Tribunal designou uma Comissão que trabalha para o cumprimento da Meta 2. “Esta comissão esteve no Conselho para nos colocar a par da situação do tribunal e discutir como o CNJ pode contribuir no alcance da meta”, explica Berthe.
EN/ SR
Agência CNJ de Notícias