Ministra Eliana Calmon entrega carro blindado a juíza ameaçada em PE

A corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, entrega nesta segunda-feira (22/8), em Recife, veículo blindado a uma juíza pernambucana em situação de risco. A entrega do veículo acontece às 11h30, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE).

A magistrada atua em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife, um dos municípios mais violentos do país. Por causa dos casos que julga, a juíza está sob proteção de escolta policial. Trata-se do primeiro carro blindado que o CNJ entrega a um magistrado em situação de risco. 

Na mesma ocasião, a ministra participa da assinatura de termo de cooperação entre o TJPE e a Corregedoria Geral da Justiça, para melhorar o trabalho da Vara do Júri de Jaboatão dos Guararapes. A vara está sobrecarregada pelo grande número de processos e o CNJ atualmente faz um mutirão para evitar que crimes prescrevam sem serem julgados.

A partir das 8h30, a ministra Eliana visitará a vara de Jaboatão para conhecer o trabalho que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza desde o início de julho.

Conciliação – Às 14 horas, a ministra Eliana vai à sede da Justiça Federal, em Recife, para lançar o mutirão de conciliação do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O objetivo é realizar audiências para resolver pendências relacionadas ao SFH. Desde março de 2011, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) de todas as regiões estão mobilizados para realizar 20 mil audiências até o fim do ano. Segundo a ministra Eliana, a conciliação pode devolver recursos ao FGTS e gerar novos financiamentos de moradia.

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias
61.8118.9514

Deixe um comentário