A Corregedoria Nacional de Justiça iniciou nesta segunda-feira (25/05) inspeção no Judiciário da Paraíba, a cargo de uma equipe de juízes e servidores da Corregedoria. O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, enfatizou a participação do público na audiência pública a ser realizada na próxima quinta-feira (28/05), como parte dos trabalhos da inspeção. “Na audiência, todas as entidades relacionadas ao Judiciário terão a oportunidade de manifestar. Também estará aberta a todo e qualquer cidadão que queira se manifestar por escrito, ou verbalmente, com queixas e sugestões ”, explicou.
A inspeção vai averiguar in loco os dados do Sistema Justiça Aberta, relativos ao mês de março, que demonstram a existência de 2.242 processos concluídos aguardando sentença há mais de 100 dias na Paraíba. Em março, 32% das unidades judiciárias paraibanas deixaram de prestar as informações ao sistema Justiça Aberta. Segundo o ministro, “os números, reclamações por excesso de prazo e outras queixas, servirão de base para a verificação dos fatos no local”, esclareceu o ministro.
Entrevistas – O áudio com a íntegra da entrevista do ministro Gilson Dipp está disponível aqui.
Mensagens institucionais – Além das entrevistas, as emissoras de rádio e televisão têm disponíveis mensagens institucionais do ministro Gilson Dipp para veiculação, com o objetivo de esclarecer os objetivos da audiência pública.
NJ/ SR
Agência CNJ de Notícias