Movimento pela Conciliação chega ao Colégio de Presidentes de Tribunais

Compartilhe

O Movimento pela Conciliação, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, receberá oficialmente, nesta segunda-feira (04/09), o apoio do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça. O Colégio recebe comissão do CNJ em reunião no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) a partir das 10h. Participam do encontro o conselheiro Douglas Rodrigues, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi e o desembargador Marco Aurélio Buzzi, todos coordenadores do Movimento pela Conciliação.

O presidente do Colégio, desembargador José Fernandes Filho, pedirá aos seus colegas empenho para divulgar as ações do Movimento pela Conciliação. "Recebemos o Movimento com a maior alegria. Estamos convencidos de que, antes da litigiosidade, é preciso haver a fase da conciliação", considera o presidente do TJ-MG.

O Movimento é uma grande mobilização nacional em parceria com órgãos do Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de associações de magistrados, entidades, universidades, escolas de magistratura e outros setores da sociedade civil. Tem como objetivo promover, através da cultura da conciliação, a mudança de comportamento dos agentes da Justiça, de todos os seus usuários, dos operadores de Direito e da sociedade.

Além disso, pretende mudar comportamentos e induzir na sociedade a cultura de que um entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para o encerramento de um processo jurídico.
O CNJ tem uma agenda de ações pela conciliação desde o lançamento do Movimento, no último dia 23, até o Dia Nacional da Conciliação, marcado para 8 de dezembro, quando o Judiciário de todo o país fará um grande mutirão, promovendo audiências de conciliação e divulgando a importância desse tipo de entendimento.