MS obtém 42% de acordos em primeiro dia de conciliação

Compartilhe

No primeiro dia da Semana de Conciliação, foram realizadas 404 audiências em 14 comarcas do estado do Mato Grosso do Sul. Dessas audiências, 170 resultaram em acordos, que totalizaram o montante de  R$ 506,6 milhões.

De acordo com o juiz titular da 1ª Vara de Família, David Gomes dos Santos, em seu gabinete foram realizadas 36 audiências, e os acordos chegaram a um índice de 70%. “Tivemos um índice elevado de conciliações, ocorreram poucos atrasos e as audiências foram encerradas antes das 17h30”. Para a tarde de hoje (30/11) estão agendadas 34 audiências. Conforme o magistrado, a maioria das ações é de cobrança de alimentos ou revisional de alimentos.

Segundo o magistrado o movimento aumentou em todo o Fórum de Campo Grande, pois a cultura conciliatória está se disseminando na população. “Em uma decisão comum, apenas uma parte vence e ainda está sujeita a recursos, o que faz com que demore mais a solução para o processo. No momento em que assinou o documento de homologação do acordo acaba o conflito”.

A juíza da Comarca de Corumbá, Saskia Elisabeth Schwanz de Oliveira, está fazendo as audiências da 1ª e 2ª Varas Cíveis da Comarca. Ontem (29/11) a magistrada realizou 16 audiências e obteve acordo em 13 destas. De hoje até sexta-feira estão previstas mais 148 audiências nas duas varas. Na opinião da juíza, as pessoas estão mais abertas a conciliação.

Fonte: TJMS