No primeiro dia da Semana de Conciliação, foram realizadas 404 audiências em 14 comarcas do estado do Mato Grosso do Sul. Dessas audiências, 170 resultaram em acordos, que totalizaram o montante de R$ 506,6 milhões.
De acordo com o juiz titular da 1ª Vara de Família, David Gomes dos Santos, em seu gabinete foram realizadas 36 audiências, e os acordos chegaram a um índice de 70%. “Tivemos um índice elevado de conciliações, ocorreram poucos atrasos e as audiências foram encerradas antes das 17h30”. Para a tarde de hoje (30/11) estão agendadas 34 audiências. Conforme o magistrado, a maioria das ações é de cobrança de alimentos ou revisional de alimentos.
Segundo o magistrado o movimento aumentou em todo o Fórum de Campo Grande, pois a cultura conciliatória está se disseminando na população. “Em uma decisão comum, apenas uma parte vence e ainda está sujeita a recursos, o que faz com que demore mais a solução para o processo. No momento em que assinou o documento de homologação do acordo acaba o conflito”.
A juíza da Comarca de Corumbá, Saskia Elisabeth Schwanz de Oliveira, está fazendo as audiências da 1ª e 2ª Varas Cíveis da Comarca. Ontem (29/11) a magistrada realizou 16 audiências e obteve acordo em 13 destas. De hoje até sexta-feira estão previstas mais 148 audiências nas duas varas. Na opinião da juíza, as pessoas estão mais abertas a conciliação.
Fonte: TJMS