O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) deu início, na última sexta-feira (24/6), à digitalização dos documentos físicos classificados na fase permanente de arquivos. A ação conta com a colaboração dos estagiários do ensino médio.
Os arquivos serão inseridos no Sistema ABCD e no Repositório Digital Confiável (RDC-Arq), que contempla o Archivematica para preservação dos documentos e o sistema AtoM para acesso externo. O serviço, em sua primeira etapa, contará com a digitalização de 1,5 milhão de páginas que englobam processos judiciais e administrativos permanentes, bem como documentação de pessoal do arquivo intermediário.
A digitalização dos documentos permanentes dos cartórios eleitorais serão tratados em novo projeto.
Serviço
A digitalização se faz primordial no momento atual, tendo em vista a deterioração natural do papel em decorrência de agentes ambientais como luz, calor, umidade, bem como de infraestrutura inadequada para o acondicionamento do acervo. A ação proporcionará melhores condições de preservação e acesso documental, maior qualidade e produtividade no desenvolvimento das atividades do Arquivo Central, entre outras.
Fonte: TRE-MS