Mutirão do Tribunal do Júri em Maceió promove 90% dos julgamentos programados

Compartilhe

O  mutirão de julgamentos de processos criminais promovido neste sábado (07/11) em Maceió, Alagoas, teve 90% de êxito, com a realização de 54 dos 60 júris programados.   “Tivemos em um dia a produçao normal de mais de um mes  em uma vara criminal”, avaliou o juiz Domingos Neto, um dos coordenadores do mutirão e titular da 9ª Vara Cível de Maceió. O evento foi realizado em conjunto pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL)  e pelo Programa Integrar, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento das quais 30 juízes, 30 promotores, 170 servidores do Judiciário, além de advogados, jurados, réus, testemunhas e policiais que circularam durante todo o dia pelos corredores e salas da Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió ( Cesmac), adaptada para servir como um tribunal.
O mutirão em Alagoas continua na próxima sexta-feira (13/11) com a realização de audiências de instrução criminal, o que se repetirá nas sextas-feiras seguintes até  o final do ano. Tanbém estão  programados mais dois  mutirões do júri  nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro. A expectativa é promover , até dezembo, 240 júris e 1.500 audiências de instruçao criminal.

O objetivo é agilizar os julgamentos dos processos que ingressaram na Justiça até 2005, classifcados na Meta 2 do Judiciário nacional para cumprimento até o final deste ano. As atividades são do Programa Integrar, do CNJ, que atua no Judiciário de Alagoas desde 11 de setembro, com o objetivo de auxiliar o Judiciário do estado na adoção de boas práticas de gestão e rotinas mais eficientes de trabalho.

O Programa Integrar, criado pelo CNJ,visa auxiliar o Judiciário dos estados a adotar práticas de gestão que contribuam para a modernização da Justiça. O Programa já foi aplicado no Judiciário do Piauí, Maranhão e Goiás.

SR
Agência CNJ de Notícias