Um mutirão será promovido no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) nesta sexta-feira (13/11) em Maceió para acelerar o andamento e julgamento de processos nas varas criminais. Estão agendadas 183 audiências que serão realizadas pela 4ª Vara Criminal no fórum da cidade, localizado à Avenida Presidente Roosevelt, no bairro Barro Duro. As audiências acontecerão das 8h às 15h em 30 salas do fórum. O Tribunal planeja realizar mutirões todas as sextas-feiras até o dia 18 de dezembro. A atividade é uma parceria entre o tribunal e o Programa Integrar, coordenado pelo CNJ, que desde o mês de setembro está sendo aplicado no estado, com o objetivo de auxiliar o Judiciário alagoano na adoção de boas práticas de gestão e rotinas mais eficientes de trabalho. O mutirão desta sexta-feira será direcionado a processos de porte de armas de fogo, estelionato, furtos e roubos e contará com a participação de cerca de 200 pessoas entre juízes, servidores, advogados e promotores.
Segundo o juiz Domingos de Araujo Lima Neto, coordenador do projeto Justiça Itinerante em Alagoas, o objetivo dos mutirões é reduzir o estoque de processos em andamento no judiciário local, em especial nas varas criminais. “Vamos tentar cumprir a Meta 2 e sanear algumas unidades locais, notadamente as varas criminais. Vamos seguir com os mutirões até cumprirmos essa meta. Estamos empenhados em prestar um melhor serviço à população”, afirmou Domingos Lima Neto. A Meta 2 é uma das 10 metas traçadas pelo Poder Judiciário e que prevê o julgamento este ano de todos os processos distribuídos até 2005.
No dia 20 de novembro acontecerá mais um mutirão, que será direcionado ao julgamento de ações sobre entorpecentes, com a realização de 217 audiências. No último fim de semana, dias 6 e 7 de novembro, o esforço conjunto para acelerar o julgamento dos processos coube à 26ª Vara de Família de Maceió e ao Tribunal do Júri.
MM /SR
Agência CNJ de Notícias