Nova vara acelera tramitação em Santo Antonio de Jesus

Você está visualizando atualmente Nova vara acelera tramitação em Santo Antonio de Jesus
Compartilhe
Com uma população de 100 mil habitantes, o maior centro comercial de todo o Recôncavo Baiano e um dos mais importantes municípios do estado, Santo Antonio de Jesus, cidade localizada a 180 quilômetros de Salvador, ganhou, na tarde da quarta-feira (5/10), a 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais. A unidade judiciária há muito era esperada pela comunidade jurídica da comarca.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, lembrou que a nova unidade de Santo Antonio de Jesus é a 12ª instalada em nove meses de gestão, iniciada em 3 de fevereiro. Também ressaltou que todo o trabalho desenvolvido é respeitado pelos tribunais superiores e pelo Conselho Nacional de Justiça. A juíza Luciana Setúbal, coordenadora dos Juizados Especiais, lembrou que a unidade é uma das que possui maior movimento no estado da Bahia, tanto em número de processos distribuídos – cerca de 320 por mês –, como em tramitação – aproximadamente 5 mil processos.

A magistrada destacou a importância da instalação da vara – totalmente informatizada – que, a partir de agora, “contará com a presença de juiz titular e exclusivo, situação que, decerto, trará mais agilidade e eficiência no andamento processual e resultado para a população”. Já a juíza Dalia Queiroz, diretora do Fórum de Santo Antonio de Jesus, reconheceu os esforços desenvolvidos pela Presidência para dar melhores condições de trabalho a todo o Primeiro Grau de jurisdição. “A atual administração vem empreendendo esforços para o aprimoramento da primeira instância”, ressaltou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Santo Antonio de Jesus, José Baptista de Santana Júnior, agradeceu ao presidente por ter atendido ao pedido de instalação de juizado, feito em agosto do ano passado. “Seu trabalho vem melhorando, cada dia mais, as condições de atuação da advocacia”, completou. Estiveram presentes na cerimônia de instalação no Fórum Wilde Lima, além do presidente do Tribunal de Justiça, juízes assessores da Presidência, juízes da comarca, representantes do Ministério Público, advogados e servidores.

Fonte: TJBA