Novas urnas eletrônicas chegam em Rondônia para Eleições 2022

Você está visualizando atualmente Novas urnas eletrônicas chegam em Rondônia para Eleições 2022
Novas urnas eletrônicas usadas nas Eleições 2022. Foto: Abdias Pinheiro/TSE
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) recebeu 1.050 mil urnas modelo UE2020 para utilização nas Eleições 2022. Mais modernas, elas trazem novos recursos de aparência, acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade.

Outras 750 urnas ainda vão chegar no estado. O TRE-RO possui urnas eletrônicas dos modelos 2009, 2010, 2013, 2015 e 2020 disponíveis para uso nas Eleições 2022. O novo modelo representa 40% do total de urnas e vai substituir os modelos mais antigos.

O modelo UE2020 é menor e o teclado do terminal do eleitor agora fica abaixo do visor, com as teclas “Branco”, “Corrige” e “Confirma” ao lado direito das teclas numéricas. O teclado tem duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro caso haja mau contato ou curto-circuito intermitente.

Para pessoas com deficiências visuais e auditivas, o equipamento traz avanços em acessibilidade, com aprimoramento na sintetização de voz. Agora, também serão falados nomes de suplentes e vices e será possível cadastrar um nome fonético.  Além disso, será incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

Para mesários, a nova urna oferece tela totalmente gráfica, sem teclado físico e superfície sensível ao toque. O processo de carga de dados é mais rápido, com a utilização de pen drive, que facilita a logística para os Tribunais Regionais Eleitorais na geração de mídias.

Outra inovação é no processamento dos dados, 18 vezes mais rápido que no modelo anterior. Por não precisar de recarga, a bateria do tipo lítio ferro-fosfato exige menos custos de conservação e a expectativa é não precise ser substituída em menos de cinco anos.

Fonte: TRE-RO

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade