Novo presidente do TJBA toma posse em sessão concorrida

Compartilhe

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, tomou posse na última quarta-feira (1º/2) em sessão solene realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. Também foram empossados, como integrantes da Nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça para o biênio 2012/2014, o desembargador Eserval Rocha na 1ª vice-presidência; a desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho como 2ª vice-presidente; o desembargador Sinésio Cabral Filho na corregedoria geral da Justiça e o desembargador Antônio Pessoa Cardoso como corregedor das Comarcas do Interior.

O Salão estava lotado, com a presença dos desembargadores, juízes de 1º Grau, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, servidores, além de familiares e amigos dos novos integrantes da Mesa Diretora. “Substituo uma magistrada que doou sua alma e consciência ao Tribunal de Justiça”, disse o presidente, em seu discurso de posse, em referência à desembargadora Telma Britto, que deixou hoje a Presidência.

O desembargador lembrou também da “vontade hercúlea” em realizar uma boa gestão, das dificuldades que encontrará durante o mandato e se emocionou ao falar da família, principalmente do exemplo deixado pelo pai. Antes, ao tomar posse, o presidente prestou compromisso solene de “desempenhar com exação os deveres do cargo”. Em seguida, tomou o mesmo compromisso dos desembargadores da Mesa Diretora.

Tropas – A cerimônia de posse começou às 10h, com a solenidade cívico-militar realizada em frente ao Fórum Ruy Barbosa, onde a presidente Telma Britto passou em revista as tropas para, logo depois, receber o governador em exercício, Otto Alencar. Desembargadora e governador depositaram flores na cripta de Ruy Barbosa, no subsolo do fórum, onde ficam os restos mortais do jurista brasileiro.

“Não fizemos tudo, mas trabalhamos e nos esforçamos muito para fazer o melhor”, disse a presidente Telma Britto em seu discurso, antes da transmissão do cargo. Ela fez agradecimentos especiais ao governador Jaques Wagner e à equipe, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo e ao procurador de Justiça Wellington César Lima e Silva, lembrando que o diálogo sempre imperou nas relações entre os poderes.

A desembargadora Inez Maria Brito Santos Miranda, que era juíza de 1º Grau, e o juiz Ricardo Schmitt, assessores durante a gestão, também mereceram agradecimentos especiais. A presidente lembrou da família e, emocionada, disse que estava com o “dever cumprido”.

Do TJBA