Núcleo Permanente de Conciliação do TJPR resolve processos que tramitavam há mais de 15 anos

Compartilhe

O Núcleo Permanente de Conciliação do Tribunal de Justiça resolveu essa semana, com resultados satisfatórios para os envolvidos, processos que tramitavam na Justiça há mais de 15 anos. “A conciliação é o melhor caminho que o Tribunal vem encontrando para a resolução de processos que se arrastam por anos na Justiça, envolvendo sociedades comerciais e famílias”, afirma o desembargador Valter Ressel, coordenador do Núcleo.

Uma disputa judicial antiga, que envolvia sócios de uma empresa, foi encaminhada ao Núcleo, na terça feira (5), pelo desembargador Guilherme Luiz Gomes. Em uma única conciliação, foram resolvidos mais de uma dezena de processos, referentes a esse caso, que tramitavam em diversas Varas do Fórum Cível.

Na quinta- feira (7) outro conflito, de mais de 15 anos, chegou ao fim. O filho e a mãe brigavam na Justiça por causa de dois lotes de terreno. “Com a conciliação, foi resolvida não só a questão patrimonial, como a familiar. Mãe e filho se perdoaram mutuamente e saíram dispostos a comemorar em casa a conciliação, com um churrasco a ser preparado pelo filho”, conta o desembargador Ressel.

Para implantar a política nacional de métodos consensuais de resolução de conflitos e cidadania, de que trata a Resolução 125 do CNJ, o Tribunal de Justiça constituiu uma comissão de 11 magistrados, para formar o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que tem a incumbência de desenvolver, planejar e instalar Centros Judiciários de Resolução de Conflitos e Cidadania.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJPR