Núcleo que auxilia juízes em demandas de Saúde será ampliado no sul do Ceará

Você está visualizando atualmente Núcleo que auxilia juízes em demandas de Saúde será ampliado no sul do Ceará
Arte: TJCE
Compartilhe

Com o objetivo de ampliar o auxílio a juízes nas decisões que envolvem matérias de saúde, o Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (Nat-Jus) está preparando a expansão das atividades para a região sul do Ceará, que engloba os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Segundo a juíza Dilce Feijão, coordenadora do Núcleo vinculado ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a ampliação do serviço se deve à experiência bem-sucedida com os magistrados de Fortaleza e Região Metropolitana. “Estamos dando mais esse passo para que no futuro todo o Estado do Ceará seja atendido por esse Núcleo de apoio técnico nas demandas de saúde.”

O cardiologista José Carlos Pompeu Filho, coordenador médico do Nat-Jus, explica que o grupo também tem debatido o aumento da quantidade de profissionais ligados às faculdades de medicina e farmácia para atender às demandas. Ele também informa que o Núcleo está desenvolvendo curso destinado a magistrados para aperfeiçoar acesso às notas técnicas e pareceres elaborados.

Estatística

Desde a criação, em novembro de 2016, o Nat-Jus já elaborou, até julho deste ano, 453 notas técnicas e pareceres que auxiliaram juízes em decisões que envolviam matérias de saúde. Em 2019, foram 161 e, em 2020, foram elaborados 86.

O Núcleo é formado por médicos e farmacêuticos, que têm como função elaborar notas técnicas e pareceres para subsidiar magistrados nas decisões que envolvam matérias de saúde.

Fonte: TJCE